“A oportunidade para Portugal se tornar um hub digital de tecnologia azul é agora”, disse a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante o lançamento do Bluetech Accelerator, um programa de aceleração de start-ups ligadas à Economia do Mar que, nesta primeira edição, terá como foco estratégico o setor portuário, do shipping e da logística marítima.
O lançamento deste programa do Ministério do Mar e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) contou com a presença dos principais stakeholders do setor do mar e da inovação marítima portuguesa, a quem a Ministra do Mar deixou o mote: “Vamos acelerar para fazer acontecer o nosso mar”.
O evento incluiu a entrega dos galardões Bluetech Pioneers às entidades que contribuem para a dinamização deste acelerador:
Ministério do Mar
FLAD
DGPM
Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo
Administração dos Portos de Sines e do Algarve
Grupo E. T. E.
Inmarsat
Portline Ocean Management
Tekever
Beta-i
O Bluetech Accelerator tem como principal desígnio a criação de um ecossistema de inovação na Economia do Mar portuguesa. Pretende-se identificar, selecionar e capacitar as start-ups com modelos de negócios sustentáveis e com potencial de integração de pilotos junto dos grandes players nacionais e internacionais da Economia Azul.
O Bluetech Accelerator faz parte do programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD, que visa desenvolver a inovação azul e empreendedorismo. Vem ainda responder a uma das diretrizes estratégicas do Governo para aumentar o peso económico da Economia do Mar e que passa pela implementação de políticas e iniciativas que estimulem o aumento da intensidade tecnológica e da sofisticação dos modelos de negócio dos setores tradicionais do mar.
Para mais informações e todas as novidades do Bluetech Accelerator, consulte o site http://bluetechaccelerator.com.
01/02/2019